Hepatite, álcool e anabolizantes são fatores de risco para câncer como de Maria Melilo

A vencedora da 11ª edição do Big Brother Brasil, Maria Melilo, foi operada nesta segunda-feira (4) por causa de um câncer de fígado. A assessoria da famosa não divulgou detalhes sobre a doença. Mas, especialistas ouvidos explicaram que os principais fatores de risco são as hepatites do tipo B ou C, uso abusivo de álcool e anabolizantes.



Segundo o hepatologista e chefe do ambulatório de hepatites do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia, Raymundo Paraná, 75% das causas de câncer de fígado estão associadas de forma direta ou indiretamente à hepatite C no Brasil.

“ No País, 2 milhões de pessoas são portadoras de hepatite C e 90% delas não têm diagnóstico. Como a doença não tem sintoma, como a maioria das doenças de fígado, o órgão sofre agressão por muito tempo, se transforma em um fígado cirrótico e logo depois aparece o câncer”, disse o médico .

A hepatite C pode ser transmitida por tatuagem, relação sexual, compartilhamento de lâminas de barbear, entre outros.

Por outro lado, Maria Melilo, que passou por uma cirurgia para retirar um câncer no fígado nesta semana, se recupera bem e já saiu da UTI do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. (Portal R7)

Nenhum comentário:

Postar um comentário